Notícias

Secretaria de Meio ambiente amplia resgate a animais silvestres

MEIO AMBIENTE 10 , maio de 2021

Durante as últimas semanas, um significativo aumento de casos de resgate a animais silvestres foram registrados no município de Porto Seguro, seja pela entrega espontânea, resgate ou apreensão. Geralmente as ocorrências acontecem em regiões urbanas próximas a matas, áreas costeiras ou em cativeiro, após verificação de denúncias.

Animais como bichos-preguiça, saruês, papagaios, macacos saguins, periquitos, tartarugas marinhas são os que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio da equipe de Fiscalização, registra maior número de ocorrências. Nas operações de resgate, a pasta ambiental conta com equipe técnica com fiscais e veterinário para avaliar a saúde do animal e, posteriormente, encaminhá-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) se estiver com ferimento ou soltar em áreas de Mata Atlântica.

A lei federal 9605/98, no artigo 29, deixa claro que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida é crime e cabe pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

"Para que a população possa nos contatar caso veja animais silvestres em cativeiro, sendo comercializados ou feridos em algum lugar fora de seu habitat, dispomos do Disque Denúncias da Semma através do número telefà´nico (73) 3012-8554 e o contato de WhatsApp (73) 99824-6948,", explica o coordenador de Fiscalização, Mackxuel Campeche.

SECOM - Prefeitura de Porto Seguro


Galeria de Fotos


Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixar seu Comentário

Seu comentário ficará visível após a aprovação.

Atendimento de segunda a sexta, das 08h – 14h

Fone: (73) 3012-0017

E-mail: gabinetedoprefeito@portoseguro.ba.gov.br