23ª FESTA DE IEMANJÁ DO ILÊ AXÉ DE XAPANÁ EM ARRAIAL D'AJUDA

TURISMO 30 , janeiro de 2024

Uma multidão de pessoas, entre praticantes, simpatizantes e turistas são esperados para as festividade na sexta-feira, 2 de fevereiro, em homenagem à Iemanjá, considerada a  rainha do mar, protetora dos pescadores.

O coordenador do evento, José Luís da Candeias, Babalorixá do Ilê Axé de Xapanã (Trancoso/Sapirara) e representante da Associação Religiosa, Cultural, de Matrizes Africanas do Ilé Axé de Xapanã (ARCMAIAX), destaca que ao longo dos anos, a celebração em Arraial d’Ajuda tem atraído crescente participação.

A programação tem início com concentração às 14h, na Praça São Brás, onde acontece o Xirê, defumação, banho de cheiro e banho de pipoca. O cortejo segue a pé, carregando o andor da imagem de Iemanjá, em direção à Igreja Nossa Sra d’Ajuda, onde ocorre um momento de fé. Posteriormente, o cortejo parte para a Praia dos Pescadores, ao som de canções Xirê acompanhadas de instrumentos como atabaques. Durante esse trajeto, os participantes renovam pedidos de paz, amor e proteção.

As oferendas para Iemanjá, colocadas em balaios confeccionados pelos 'filhos de santos', expressam gratidão e consistem em rosas brancas com alfazemas borrifadas e enfeites biodegradáveis. Essas oferendas, com a intenção de paz, são lançadas em barcos ao alto mar.

A festividade continua à noite, com a apresentação de Olodum e a banda AFRO Bras, com shows a partir das 21h, na Praça São Brás. Uma celebração que une tradição, fé e música para homenagear Iemanjá! A celebração faz parte do calendário de eventos oficiais do município e da campanha O verão Mora Aqui e tem Carnaval.