9º Encontro Mundial de Capoeira retorna com participação de 18 nacionalidades

TURISMO 27 , julho de 2022

O 9º Encontro Mundial de Capoeira está sendo realizado no Arraial d’Ajuda, entre os dias 26 a 31 de julho, reunindo mais de mil capoeiristas de vários continentes, representando cerca de 18 países, além de praticantes da modalidade de todo o Brasil.

De iniciativa da Associação de Capoeira Sul da Bahia, comandada pelo Mestre Raílson, o encontro visa a integração entre filiais da associação instaladas em vários países, intercâmbio cultural e, ao mesmo tempo, possibilitar aos estrangeiros uma imersão às raízes desse esporte brasileiro.

Uma caminhada, no dia 26, saindo da Academia Sul da Bahia até a Praia de Pitinga, é a primeira atividade com um aulão ao ar livre, aberto à comunidade e os capoeiristas. A programação ainda inclui cursos sobre tendências, técnicas, evoluções, saúde do atleta e performance. “A cada dia temos um tema diferente, mostrando as origens e avanços desse esporte que tem conquistado o mundo”, destaca o Mestre Raílson.

Uma grande cerimônia no sábado, 30, na Quadra Esportiva, reunirá atletas, autoridades municipais e moradores. Haverá apresentação artística com dança de origem afro, rodas de capoeira, maculelê e reverência às bandeiras das nacionalidades presentes.

O evento tem total apoio da Prefeitura de Porto Seguro fruto de um requerimento do vereador, Dilmo Santiago. “A capoeira é um patrimônio cultural para nós e este evento valoriza a nossa tradição, além de nos projetar no segmento internacionalmente”, destaca o Prefeito, Jânio Natal.