Alunos aprovam melhoria da qualidade da merenda escolar

EDUCAÇÃO 28 , março de 2022

Um novo sistema de alimentação escolar foi implantado este ano na rede municipal de ensino de Porto Seguro. De acordo com a superintendente Administrativa e de Gestão da Secretaria Municipal de Ensino, Carla Coelho, o novo serviço foi terceirizado, com o objetivo de melhorar a qualidade da merenda escolar e consequentemente, os índices de aprendizado dos alunos. “Criança bem alimentada se desenvolve melhor e acreditamos que isso vai se refletir nos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, afirma Carla Coelho.

Segundo ela, o serviço continua sendo oferecido normalmente nas escolas que não aderiram à greve. Para a Educação Infantil são servidas quatro refeições diárias, incluindo o desjejum, almoço, lanche e ceia. Os alunos da Educação Fundamental recebem o desjejum e o almoço; e para os estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que estudam no período da noite, é servido o jantar. “Os alunos e seus familiares estão bastante satisfeitos com a qualidade da merenda e o objetivo da gestão é melhorar ainda mais”, salienta.

Segundo a empresa responsável pela alimentação escolar, dez nutricionistas acompanham o preparo da merenda, nas próprias escolas, e a elaboração dos cardápios, que são balanceados de acordo com a necessidade nutricional de cada faixa etária e são também aprovados pelo CAE (Conselho Municipal de Alimentação Escolar). Entre os ingredientes, proteínas como carne e frango, leite, frutas e variedades de legumes e verduras, adquiridos através da parceria com a agricultura familiar local.

“Outra vantagem da terceirização é que toda a logística de estoque, armazenamento, reparo e distribuição da merenda fica por conta da empresa. Enquanto isso, a administração municipal pode se dedicar mais a outros processos de gestão pedagógica e administrativa das escolas, colocando os servidores e familiares dos alunos como fiscais de todo o processo”, afirma a superintendente.