Atendimento odontológico domiciliar em Porto Seguro: mais qualidade de vida para pacientes acamados

SAÚDE 22 , novembro de 2023

A Prefeitura de Porto Seguro está transformando a realidade de pacientes acamados através de um inovador atendimento odontológico domiciliar. A iniciativa visa garantir diversas formas de cuidados e promover o acesso à saúde bucal de uma parcela da população que, por motivos de saúde, enfrenta desafios significativos para se deslocar até as unidades de saúde.

O diferencial desse serviço não se limita apenas à prestação de cuidados odontológicos, mas também destaca-se pelo olhar humanizado proporcionado aos pacientes acamados. Cada caso é analisado de maneira individual, atendendo às necessidades específicas indicadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) ou por aqueles que entram em contato direto com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A equipe responsável pelos atendimentos domiciliares é composta por um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal, trabalhando em conjunto para oferecer tratamentos preventivos e curativos. As intervenções incluem procedimentos como extração, limpeza e raspagens dos dentes, visando melhorar a qualidade de vida e contribuir para a prevenção do agravamento de doenças.

Magda Falabretti, Superintendente de Saúde Bucal, explica a importância desse serviço ao afirmar: "A promoção da saúde bucal é essencial para todas as fases da vida, mas muita gente não sabe que, para os pacientes acamados, o cuidado odontológico é crucial para a evolução de tratamentos e para a prevenção do agravamento de doenças".