Ave Fragata é resgatada em praia de Trancoso

MEIO AMBIENTE 15 , agosto de 2022

Fiscais ambientais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal resgataram uma ave fragata, macho, em praia no distrito de Trancoso, no sábado 13, após receber chamado da comunidade.

Por ser migratória, ela percorre longas distâncias, podendo voar por dias sem descer à terra. Ela havia pousado numa cabana de praia e não conseguiu mais voar, provavelmente, exausta pela viagem.

Por questão de segurança, nesses casos, é melhor levar o animal para um abrigo até que se recomponha para ser solta novamente. Por isso, foi encaminhada para análise no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, e logo será inserida ao seu habitat novamente.

A fragata não está na lista de animais ameaçados, trata-se de uma ave com plumagem negra, calda bifurcada, pesa cerca de 1,5kg e pode permanecer no ar por mais de uma semana, usando do voo para alimentação, capturando lulas, águas vivas e peixes-voadores. Além disso, elas pegam o peixe da boca de gaivotas ou pelicanos.

A fragata vive principalmente em praias rochosas, estuários, manguezais e falésias, além do mar aberto. Os fatores que afetam o seu habitat é a destruição por ação humana, perseguição por pescadores, perturbações no período reprodutivo, perda de locais de descanso costeiro e marcação para rastreamento.

Aves marinhas e migratórias, como o caso das fragatas, é bastante comum na região. Na Costa do Descobrimento é recorrente encontrar atobá, albatroz, entre outros. Informamos que aves marinhas não sobrevivem em cativeiro e solicitamos que, ao se deparar com este tipo de ave correndo riscos, informar através do Disque Denúncia: 73 3012-8554 e WhatsApp 73 99824-6948.