BALANÇO: Operação Especial de Trânsito no Carnaval agrada população

PORTRAN 02 , março de 2023

Durante o período de Carnaval, de 16 a 21 e nos dias 25 e 26 de Fevereiro, a Autarquia de Trânsito- PORTRAN, colocou todo o seu efetivo nas ruas, num total de 76 servidores, em pontos estratégicos na Sede (Centro, Baianão e Cambolo) e nos distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso. O amplo planejamento e engajamento das equipes, em parceria com a Guarda Municipal, resultou em um baixo índice de autuações, como estacionamento irregular/obstrução de vias e obstrução de garagens, e acidentes, em comparação a outros anos.

A “Operação Carnaval” da autarquia municipal funcionou diuturnamente para organizar o fluxo de veículos, realizar as interdições necessárias para as passagens dos blocos culturais (61 no total), dos foliões e trios pranchões na Passarela da Cultura, de forma que houvesse o menor impacto possível no trânsito e à população em geral, e coibir infrações. Apenas no Centro da cidade foram 10 alterações realizadas. Já nos distritos a maioria das intervenções foi pontual para a passagem dos foliões.

Um desafio para a Portran, com apenas um ano desde a sua fundação, que conseguiu atender com excelência todas as demandas dos grandes eventos que aconteceram em vias públicas, simultaneamente, reunindo milhares de pessoas em localidades distintas.

“A atuação e empenho de todas as equipes da Portran, dos agentes aos de funções administrativas que foram paras as ruas, foi fundamental para a realização desse grande Carnaval que realizamos em Porto Seguro. Este era o nosso maior objetivo: um novo formato de Carnaval, com valorização da cultura, mantendo a ordem, fluidez das vias e segurança para os foliões de todas as idades, em todos os circuitos da folia”, destaca o diretor da autarquia.