BICHO-PREGUIÇA É RESGATADO NO BAIRRO GUANABARA EM ARRAIAL D’AJUDA

MEIO AMBIENTE 30 , outubro de 2023

Nesta quinta-feira, 26, a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac), atendeu a mais um pedido de resgate, feito pelo Disque Denúncia.

Um bicho-preguiça estava em risco, em área urbana, no bairro Guanabara, em Arraial D'ajuda. Embora em bom estado de saúde, foi encaminhado para avaliação e, posteriormente, solto em local seguro, em área de Mata Atlântica.

CURIOSIDADES

A gestação do bicho-preguiça dura cerca de quatro a seis meses. O filhote, logo na primeira semana, começa a alimentar-se de folhas, entretanto, a amamentação pode durar até quatro semanas. Durante todo esse período, ele vive agarrado à mãe. Um bicho-preguiça pode levar semanas para digerir algo que outro animal faria em questão de horas.

Uma das maiores ameaças que os bichos-preguiças selvagens enfrentam é a fragmentação da floresta como resultado do desmatamento e da destruição de seu habitat. Ao se deslocarem por entre as copas das árvores e, às vezes, seu caminho é bloqueado devido a lacunas na vegetação, resultado da expansão das áreas urbanas e estradas.

Os animais são, então, obrigados a descer ao solo, onde ficam mais vulneráveis aos predadores (como cobras, onças e outros carnívoros). Ao fazer isso, eles podem também tentar atravessar rodovias onde correm o risco de serem atropelados por veículos, já que podem levar até cinco minutos para atravessar uma rua.

Disque Denúncia: 73 3012-8554 e WhatsApp 73 99824-6948.