Notícias

Capacitação em segurança dos alimentos: uma responsabilidade de todos

SAÚDE 28 , maio de 2022

As Secretarias Municipais de Saúde, Turismo e de Agricultura de Porto Seguro vem promovendo ações compartilhadas para a redução dos riscos inerentes ao preparo de produto e consumo dos alimentos aos munícipes e turistas.

Considerando que 07 de junho é Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, a Vigilância em Saúde do município vem se destacando com a realização de eventos na temática para enfrentamento de surtos de transmissão hídrica e pelos alimentos (DTAs), além da Capacitação em Segurança dos Alimentos, responsabilidade de todos, realizado no dia 25, na Secretaria Municipal de Saúde.

O evento teve como público alvo, as equipes das secretarias municipais de saúde, turismo e de agricultura, rede de urgência/emergência, atenção básica, serviço hospitalar, vigilância epidemiológica, sanitária, saúde ambiental e trabalhador de Porto Seguro, com objetivo para qualificação dos profissionais envolvidos e definição de fluxos com responsabilidades atribuídas para investigação de surtos por veiculação hídrica ou alimentar.

O evento foi realizado pela Vigilância em Saúde do Município através da Superintendente Valéria Carvalho e pela Vigilância Epidemiológica através da Diretora Débora Rosa em parceria com Marilene Santos, Farmacêutica da Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental do Extremo Sul/ SESAB, com a  participação da Coordenadora de Agravos da DIVEP/SESAB, Eleuzina Falcão da Silva Santos, ministrando o tema Doenças transmitidas por água e alimentos (DTAs) com adoção de técnicas e métodos para investigação epidemiológica, dado laboratorial e colaboração no fluxograma municipal para investigação de surtos.

Estiveram presentes também o Dr. Alisson Gonçalves Silva, professor do curso de manipulação de alimentos e professor de química - análise da qualidade da água, Michelle Andrade Souza, professora de microbiologia) e IFBAHIANO Teixeira de Freitas, Gutto Monzelle Rios Marques, Engenheiro de Alimentos com curso para fiscais da vigilância sanitária e ambiental na qualidade do alimento, representando a ADAB Regional de Eunápolis, Cláudio Wermelinger da Fonseca que apresentou a atuação da agência de defesa agropecuária.


Galeria de Fotos


Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixar seu Comentário

Seu comentário ficará visível após a aprovação.

Atendimento de segunda a sexta, das 08h – 14h

E-mail: gabinetedoprefeito@portoseguro.ba.gov.br