Dia D do Novembro Azul movimenta Laboratório Municipal

SAÚDE 29 , novembro de 2022

Foi grande a movimentação no Laboratório Municipal de Referência Regional, na manhã do dia 26/11, quando a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, colocou suas equipes de plantão para a realização de exames sanguíneos de PSA, aferição de pressão e glicemia e de auriculoterapia, destinados aos pacientes do sexo masculino. Ao todo foram realizados mais de 200 atendimentos.

A ação contou com a presença do secretário de Saúde que lembrou a importância da prevenção ao câncer de próstata, que é facilmente combatido quando identificado precocemente. O índice de cura é alto, quando o câncer é diagnosticado desde o começo. Geralmente quando os sintomas aparecem, a doença já se encontra em estágio avançado. Por isso a importância da prevenção.

A equipe do Lacen destaca a relevância da realização de ações como o Dia D, para incentivar os homens a buscarem a prevenção do câncer de próstata, um dos que mais acometem o sexo masculino. Os testes devem ser realizados anualmente, a partir dos 40 anos de idade. Os exames e os resultados são processados aqui mesmo em Porto Seguro, onde o Lacen dispõe de modernos equipamentos e pessoal capacitado para realização de exames de rotina, hormonais e virologia.

Atualmente, são realizados mensalmente cerca de 4 mil exames de rotina em Porto Seguro. Como Referência Regional na Bahia, o Laboratório Municipal conta com o apoio de 33 servidores e recebe também amostras de exames de pacientes dos municípios de Itapebi, Guaratinga, Itabela, Cabrália, Eunápolis e Belmonte.