Diálogos Culturais marcam primeira fase da Lei Paulo Gustavo em Porto Seguro

CULTURA 06 , julho de 2023

No último dia 28 de junho, foi realizada a rodada final de oitivas da Lei Paulo Gustavo, em Porto Seguro. Desde o dia 26, a comitiva visitou locais na sede de Porto Seguro, realizando dois encontros no Colégio Municipal de Porto Seguro, no Centro; um encontro no Auditório Paulo Souto (dia 27), contemplando o Baianão; um na Aldeia Mirapé (tarde do dia 27); e um no Centro Administrativo de Pindorama.

Durante as três semanas de escutas no município, diversos apontamentos da cultura local foram ouvidos e ajudarão na construção dos Editais, que devem ser lançados no próximo mês.

Outros locais

A Lei Paulo Gustavo (LPG), direcionada aos artistas e profissionais de Cultura, bem como espaços culturais, entrou em vigor no mês de junho. Uma comitiva formada pelo Conselho de Cultura, representantes da superintendência de Cultura e da parceira Maria Cultura, responsável pela elaboração e implementação da LPG em Porto Seguro, realizaram oitivas em todo o território.

Os locais que receberam a visita foram Caraíva com encontros no Forró do Pelé, e Aldeia Barra Velha (dia 12), além da Aldeia do Pará - Mãe Coruja (dia 13); Trancoso, nos dias 13 e 14, na Casa das Festas dos Povos Tradicionais de Trancoso, no Quadrado e no Bairro Sapirara; nos dias 19 e 20, em Arraial d’Ajuda, o Salão Paroquial do Santuário N. S. d’Ajuda, a Associação Beneficente Arraial d’Ajuda (ABAA) e a Reserva indígena Aldeia Velha foram os locais visitados, bem como o Distrito de Vale Verde (dia 20).

Editais

Como norma, os editais receberão os aportes e os proponentes classificados deverão receber os aportes até 31 de dezembro, data limite para os pagamentos.

Já a prestação de contas, bem como apresentação do material produzido, poderá ser entregue até julho de 2024 pelos artistas, profissionais de Cultura e espaços culturais.