Famílias do Baianão comemoram sucesso de projetos de qualificação profissional

ASSISTÊNCIA SOCIAL 10 , maio de 2024

Cerca de 600 pessoas marcaram presença na Igreja Missionária Unida, na noite de 09/05, para o encontro promovido pela Associação Arte e Cultura do Baianão, com a participação de 500 beneficiários pelos projetos Juventude em Ação 3 e Comunidade Bilíngue. O evento contou com a presença do prefeito Jânio Natal, do vice- Paulinho Tôa Tôa, do coordenador do projeto, Tiago Maciel Nascimento, além dos familiares das crianças, adolescentes e jovens beneficiados pelos projetos desenvolvidos pela Associação no Baianão e bairros adjacentes.

Segundo Tiago, o projeto Juventude em Ação oferta, gratuitamente, cursos de qualificação profissional nas áreas de informática básica, informática avançada e auxiliar administrativo, com 100 vagas cada. São oito meses de curso, seguido de estágio e entrega de certificados. “Após o estágio, os alunos estarão aptos a serem contratados pelas empresas, públicas ou privadas. O objetivo da Associação Arte e cultura é justamente fomentar a participação de jovens da periferia em cursos de qualificação profissional para que eles possam se inserir no mercado de trabalho e potencializar seu crescimento pessoal”, explica Tiago Maciel.

O segundo projeto lançado, com aula inaugural foi o Comunidade Bilíngue, conectando a periferia ao mundo. Através de uma parceria com o Instituto Black Teacher, são ofertadas 220 vagas para aulas de inglês e espanhol, também gratuitos. Ambos os projetos tiveram a possibilidade de serem realizados graças ao apoio direto da prefeitura de Porto Seguro, Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda e patrocínio da Bahia Gás. Segundo Tiago, durante o evento, também foi pleiteado pela Associação Arte e Cultura, a doação de um terreno para construção da sede da instituição.

Tiago adianta que o prefeito Jânio Natal já se comprometeu a formalizar, em 90 dias, a entrega desse terreno, atendendo ao desejo da Associação Arte e Cultura, além de pais e mães e dos beneficiados, gerando assim novas oportunidades de crescimento e acesso à cultura, arte e esporte, para os contemplados e seus familiares. O prefeito Jânio se emocionou por ter tido a oportunidade, pela terceira vez, de poder somar na vida de tantas famílias do Baianão. “A vida é feita de páginas e cada dia que a gente vive, escrevemos uma nova página, hoje estamos escrevendo juntos mais este novo capítulo na vida de cada um de vocês”, disse o prefeito, parabenizando toda a equipe envolvida nos projetos da associação.