Famílias indígenas e da zona rural são beneficiadas com mutirão do CadÚnico promovido pela Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL 04 , outubro de 2023

Mais de 500 famílias das comunidades indígenas e da zona rural do município de Porto Seguro foram atendidas e beneficiadas com um grande mutirão de gestão do Cadastro Único (CadÚnico), promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, nos últimos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro.

Através do Programa Procad-SUAS do CadÚnico foram realizadas consultas, primeiro cadastro, atualização, transferência, orientação sobre o Programa Bolsa Família, encaminhamento para a rede socioassistencial (CRAS), além de orientação e atendimento de repercussão de condicionantes da Educação.

A ação foi promovida para as famílias indígenas das aldeias Barra Velha, Bugigão, Pará, Campo do Boi, Porto do Boi e Xandó e também se estendeu às comunidades Limoeiro, Posses, Corrida e Retiro, onde as equipes da Prefeitura estiveram presencialmente.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Lívia Bittencourt, a ação é uma resposta emergencial para fortalecer o Cadastro Único e oferecer suporte às famílias mais necessitadas, incluindo grupos tradicionais e comunidades específicas. “Fomos pessoalmente aos territórios mais distantes levando esse importante atendimento para atualização do Cadastro Único e também para inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade, mas que ainda não tinham acesso aos benefícios sociais, como o Bolsa Família”, explicou a secretária, afirmando que a iniciativa foi de grande importância e com resultado muito positivo.