Fé e devoção reúnem multidão em honra a N. Srª d´Ajuda

CULTURA 16 , agosto de 2023

O ponto alto da tradicional festa de N. Srª d´Ajuda, dia 15 de agosto, reuniu uma verdadeira multidão durante a missa solene, na praça da Igreja, e na procissão, que percorreu as principais rua do centro de Arraial d´Ajuda. A celebração foi coordenada pelo padre Vilmar Corrêa, pároco do Santuário de Arraial d´Ajuda e a missa contou com a participação de religiosos de várias comunidades, além de milhares de fiéis, que vieram para fazer seus pedidos e agradecer pelas graças alcançadas.

No final da missa solene, padre Vilmar exaltou a fé, o fortalecimento da igreja e a alegria em participar da festa, pedindo aplausos a todos os presentes. A multidão de fiéis respondeu à altura. Sob o tema "Com a mãe d'Ajuda somos chamados a compartilhar o pão da vida", a festa movimentou o Arraial d´Ajuda desde o dia 06 de agosto, iniciando com a carreata levando a imagem de N. Srª. A cada dia, as novenas trouxeram reflexões sobre voltados às necessidades dos fiéis.

Para o último dia da festa, com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, foram oferecidos diversos serviços de amparo aos romeiros, como alimentação e plantão de atendimento à saúde. Toda a celebração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, com o reforço da Prefeitura, que fez a sua parte também na divulgação dos festejos. “A festa de N. Srª d´Ajuda, uma das mais antigas e tradicionais celebrações religiosas da nossa cidade, merece todo o nosso respeito e admiração. É maravilhoso assistir a toda essa manifestação de fé e devoção”, disse o prefeito.

Jânio Natal falou ainda da importância das comemorações para o turismo religioso. “A Festa d´Ajuda reúne fiéis de várias cidades, que juntamente com os moradores, movimentam o comércio, valorizam as belezas do Arraial d´Ajuda e reacendem a fé em dias melhores. E nos dias de hoje, o mundo precisa muito dessas manifestações de amor e fé”, enfatiza. A festa foi encerrada com a Bênção do Santíssimo, na praça da Igreja e o sorteio das rifas, com brindes doados pela comunidade.