Festa de Iemanjá no Arraial d’Ajuda: um sucesso de tradição e fé

TURISMO 04 , fevereiro de 2023

Porto Seguro viveu uma festa de fé e sincretismo, nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, com as homenagens à Rainha do Mar, em Arraial d’Ajuda. Moradores e turistas viram de volta a tradição dos festejos de Iemanjá, que atraíram um público muito maior que o previsto.

A programação começou à tarde, na Praça do Brás, com defumação, banho de cheiro e de pipoca. O cortejo seguiu com a imagem de Iemanjá até a Igreja Nossa Sra. d’Ajuda e de lá para a Praia dos Pescadores.

As canções Xirê, acompanhadas por atabaque, timbau, tambores e agogô, e as oferendas, ajeitadas caprichosamente nos balaios, deram um tom especial de cultura e religiosidade à festa do povo.

O Babalorixá do Ilê Axé de Xapanã, José Luíz, destaca o apoio da Prefeitura, que muito contribuiu para o sucesso do evento: “Além da infraestrutura, logística e segurança, à noite ainda tivemos animados shows!”, comemora.

A festa teve apoio da Prefeitura de Porto Seguro e entra no calendário anual da Setur, considerada forte indutora do turismo.