Forró do Ceame leva alegria para alunos com deficiência

EDUCAÇÃO 28 , junho de 2022

A alegria tomou conta da nova sede do Ceame (Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado) da Prefeitura de Porto Seguro, na manhã de 28 /06, quando os alunos e suas famílias, professores e gestores participaram de mais um Forró do Ceame. Após dois anos de pandemia, as equipes e voluntários se juntaram para promover a festa, com direito a muitas cores e sabores, presentes na decoração, fantasias, e variedade de comidas típicas.

“Com todas as precauções, estamos realizando esse momento cultural, que também é uma forma de cuidado com nossos alunos e seus familiares”, afirma a coordenadora e fundadora do Ceame, Vera Liu. A diretora Déa Araújo fala da emoção de participar desse evento pela primeira vez. “É emocionante ver o Ceame de portas abertas, com nossos alunos e familiares se divertindo”, ressalta. Vera Liu agradeceu o prefeito Jânio Natal e a secretária de Educação, Dilza Reis pela viabilização do novo espaço do Ceame para contemplar de maneira digna a grande demanda das pessoas com deficiência.

O Ceame atende 210 alunos, com autismo, síndrome de down, surdez, cegueira, baixa visão e outras deficiências múltiplas, físicas e intelectuais.  “As pessoas com deficiência não podem se fechar no limite de suas casas. Se tiverem a oportunidade de inclusão, elas podem se desenvolver e aprender regras de boa convivência e respeito aos colegas, basta que alguém ensine. Elas mostram que são capazes e podem ser felizes também”, ensina Vera.

Ela aproveita para agradecer a participação de voluntários, que também ajudaram a fazer uma festa ainda melhor, como o músico Marcos Val, que comandou o arrasta-pé, divertindo os convidados na pista; Carleone e Márcia, do Cempec, que promoveram a animação; Giovanna Salgados; Vanderlei Calango; Floriano Brinquedos e Vinde Vinhos.