Gastronomia de Porto Seguro é destaque na Ugart 2022

TURISMO 30 , março de 2022

Os festivais gastronômicos “Raízes” e “Esquina do Mundo” de Porto Seguro, no sul da Bahia, foram tema de palestra na Ugart, uma das principais feiras de negócios turísticos do Brasil, realizada nos dias 25 e 26 de março em Porto Alegre (RS). O encontro com os agentes de viagens foi ministrado por Alex Britto, gerente regional do SEBRAE do sul baiano, com duração de 40 minutos, a convite do vice-prefeito e secretário municipal de turismo Paulinho Toa Toa.

“A aceitação dos festivais gastronômicos Raízes e Esquina do Mundo superou as nossas expectativas. O público demonstrou grande interesse nesses produtos turísticos e interagiram durante a palestra”, destaca Alex Britto.

A participação da Terra Mãe do Brasil com stand próprio na Ugart faz parte da campanha “Porto Seguro para o mundo”, que está rodando o país para levar os principais produtos e atrações turísticas e capacitação aos agentes de viagens sobre este que é um dos destinos mais procurados no Brasil.

Segundo Paulinho Toa Toa, a gastronomia é um forte indutor do turismo nos destinos: Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Litoral Norte. “O ‘Raizes’ e o ‘Esquina do Mundo’ ainda são festivais novos, mas já estão se consolidando no calendário anual de eventos da cidade. São oportunidades dos turistas e moradores terem mais contato com renomados chefs de cozinha e pratos criados especialmente para cada edição; além de movimentar fortemente a economia local, sobretudo nos bares, restaurantes e cabanas de praia participantes, do Litoral Norte a Caraíva (litoral sul)”, ressaltou o secretário de turismo, que esteve presente no evento.

“Parabenizo a prefeitura, através do prefeito Jânio Natal e do Paulinho Toa Toa pela realização dessa grande ação ‘Porto Seguro para o mundo’, em união com o trade. Isso representará um grande aumento de visitantes após dois anos de pandemia, quando os setores da gastronomia foram fortemente atingidos. Agora, estamos retornando com força total e com mais vontade de oferecer atrações cada vez melhores e com mais envolvimento de toda a cadeia turística”, conclui o gerente do Sebrae.

A 2ª edição do Festival Raízes, com o tema “ Gastronomia, história e cultura” acontecerá nos dias 12 a 30 de Abril, com 80 estabelecimentos participantes.

Já o Festival Esquina do Mundo, em Arraial d’Ajuda, será de 01 a 15 de novembro, com o tema “Do campo para o mar” , em 40 estabelecimentos do distrito.

Os festivais gastronômicos de Porto Seguro são realizados pela Secretaria Municipal de Turismo, SEBRAE, Abrasel, Senac e ABIH da Costa do Descobrimento.