Gincana da Jornada X reaproxima alunos e comunidade de Trancoso

EDUCAÇÃO 17 , agosto de 2022

A Gincana da Jornada X é uma ação emergencial criada para encorajar a retomada às aulas presenciais, reunindo comunidade, alunos e professores, integrados através de jogos e atividades capitaneados pelos jovens. A primeira escola da Bahia a aderir à gincana, que atinge toda a rede estadual e nacional, é a Escola Honorina Passos, em Trancoso. Desde o início do mês, os alunos vêm participando do game e em 18 de agosto acontece o grande ápice, que inclui ações na escola, com dança, música, capoeira, esportes, mural, jogos de conhecimentos gerais, horta comunitária, recolhimento de alimentos para distribuição na comunidade e muito mais.

Segundo a organização Todos pela Educação, a evasão escolar em 2021 aumentou 171,1% em relação a 2019. O impacto que o abandono escolar pode gerar é preocupante e por isso a Jornada X se aliou a parceiros para iniciar um movimento de mobilização de alunos, suas famílias e a comunidade em torno deles, para a volta às aulas. Assim nasceu a Gincana da Jornada X. Segundo a organização, é um chamado emergencial dos estudantes para tirar seus colegas das sombras das telas e trazer para a luz dos encontros presenciais, reduzindo os índices de evasão escolar.

A mecânica dá protagonismo para que os alunos convidem seus colegas, envolvam e ampliem suas próprias conexões – não só na escola, mas em toda a comunidade, criando pontes para que eles possam sair juntos do momento difícil e das consequências emocionais causadas pela pandemia e luto, em direção ao reencontro no espaço escolar. O evento é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Educação, com as organizações Live Lab, idealizadora da jornada, Asas.Br.Com e Rede Benquerer.

Siga o @jornadax nas redes sociais e entre em contato caso queira mais informações contato@livelab.org.br