Gincana da Jornada X traz alunos de volta à escola

EDUCAÇÃO 23 , agosto de 2022

Game uniu alunos e a comunidade, revitalizou as instalações e atraiu jovens e crianças de volta à Escola Municipal Honorina Passos, em Trancoso. Jovens comemoraram os resultados

Foi um sucesso a edição da Gincana da Jornada X - estratégia de busca ativa de estudantes e de fortalecimento da saúde emocional de toda comunidade escolar, encerrada dia 18 de agosto, na Escola Municipal Honorina Passos, em Trancoso. Além do aumento da frequência dos jovens na escola, como resultado, foram construídos 40m² de horta;  120m² de mural pintado; 36 m² de produção de jogos de mesa, como xadrez, dama e jogo da velha; 50m² de jogos no piso, como a amarelinha, além de arrecadar alimentos, distribuídos à comunidade.

As tribos Azul, a vencedora da disputa; Arco Íris, em segundo, e tribo Roxa, em terceiro, participaram de 12 provas. Sete delas eram obrigatórias, como a execução da horta comunitária, games de conhecimentos gerais, pintura de um mural, shows de talentos, esportes, lanches e influenciadores. Além disso foram cinco opcionais, incluindo apresentação de capoeira, produção de jogos no piso e nas mesas, passa bandeira, corrida de carrinho de mão enfeitado e a arrecadação de alimentos, movimentando toda a comunidade e gerando  benefícios imediatos.

Um círculo de organizações se empenhou para esse projeto acontecer: a ONG LiveLab, idealizadora da JornadaX e responsável pela sua aplicação nas áreas educacional, social e ambiental; a ASAS.br.com, coletivo internacional de inteligência criativa que acelera propósitos através de conteúdos humanistas; e a Rede Benquerer, que se uniu à Secretaria de Educação de Educação de Porto Seguro, por engajamento da secretária Dilza Reis e da Sub-secretária, Ana Paula Guanieri, que apoiaram o projeto desde o início.

A Escola Municipal Honorina Passos foi a primeira escola da Bahia a aderir à gincana, que deve atingir em breve toda a rede do estado e logo em escala nacional. Escolas de todo o país, interessadas em participar do programa, podem se cadastrar através do site: https://gincanadajornadax.org.br/.

Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de Porto Seguro