Inseminação de alta genética chega aos rebanhos de Porto Seguro

AGRICULTURA 13 , julho de 2023

Criadores de bovinos e bubalinos de Porto Seguro já podem contar com os benefícios do programa “Mais Pecuária Brasil”, através do qual os produtores podem utilizar, gratuitamente, da inseminação de alta genética para melhorar a qualidade da produção de seus rebanhos leiteiros e de corte.  O programa já está disponível no município graças à parceria entre a Prefeitura, por meio da Sepap (Secretaria de Pecuária, Agricultura, Desenvolvimento e Pesca) e Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais).

De acordo com o veterinário da Secretaria de Agricultura, Junior Fortunato, para ter acesso ao programa, sem qualquer custo, basta que os interessados procurem a secretaria. Segundo ele, a partir de um cronograma, é agendada a visita da veterinária responsável pela inseminação de sêmen de alta qualidade nos animais. O processo inclui ainda a colocação de implante, ultrassom e aplicação de hormônios.

Entre os produtores que estão aproveitando essa oportunidade, está o também o empresário Roberto Cangussu, do empreendimento Trevos dos Búfalos, que trabalha com a criação de bubalinos e a fabricação de queijos e outros produtos.  “Para aprimorar a qualidade dos nossos produtos, hoje podemos contar com esse programa de aprimoramento genético. Muita gente desconhece esse trabalho da Secretaria de Agricultura, mas na próxima semana nascem nossos primeiros filhotes, oriundos de sêmens importados da Itália”, comemora.  Segundo ele, o secretário Renovato “conhece bem as necessidades dos produtores, tem a sensibilidade e corre atrás para ajudar a alavancar os negócios através desse importante passo inicial”.

De acordo com o secretário de Agricultura, Eriosvaldo Renovato, o prefeito Jânio Natal sempre incentivou os investimentos nas pequenas propriedades, valorizando ainda mais toda a cadeia produtiva, gerando mais empregos diretos e indiretos.  “O Programa Pecuária Brasil é uma das maiores conquistas dos pequenos produtores, que ganham uma excelente oportunidade de melhorar a produção do gado de corte e de leite, e principalmente, garante uma renda maior para toda a família, sem qualquer custo para os produtores”, salienta o secretário.