Janeiro Roxo: é hora de conscientização e combate à hanseníase

SAÚDE 26 , janeiro de 2023

Neste mês de janeiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações de conscientização, diagnóstico e tratamento da hanseníase, através do Janeiro Roxo.

De acordo com a enfermeira Liliana Zocher, coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase da Vigilância em Saúde e a médica do Programa, Evelin Barbosa, a doença tem cura e todos os postos de saúde do município estão preparados para diagnosticar e disponibilizar aos pacientes a medicação necessária para o tratamento. Além disso, estão sendo intensificadas as campanhas de conscientização e oferecidas atividades e palestras educativas sobre a doença, nas salas de espera dos postos de saúde.

“A doença tem cura, mas a nossa maior luta é para fazer o diagnóstico na fase inicial, pois quando o tratamento é mais curto o paciente tem menos riscos de desenvolver sequelas”, afirma a médica Evelin Barbosa. Segundo ela, a contaminação se dá pela saliva e pelas vias respiratórias, quando o paciente fala, espirra ou tosse, eliminando bacilos no ambiente. É importante estar atento aos primeiros sintomas, que podem se manifestar através de manchas brancas ou avermelhadas, além de dormência ou falta de sensibilidade em algumas partes do corpo”, alerta.

A hanseníase caracteriza-se pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. Nos casos mais avançados pode progredir para atrofia muscular, necroses e até perda de extremidades.

Prefeitura de Porto Seguro