Janeiro roxo todos contra a hanseníase

SAÚDE 27 , janeiro de 2022

Nesta quinta-feira 27/01, foi realizada atividade educativa em alusão ao Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase, na USF Arlinda Almeida, no bairro Casas Novas.
O que é Hanseníase? Como detectar? Como tratar? Como prevenir?,  foram um dos assuntos abordados pela equipe.
As ações seguirão ao longo do dia com atendimento: Clínico Médico, de Enfermagem e Odontológico focado no rastreamento e prevenção da Hanseníase que é doença crônica, infecciosa e na maioria das vezes silenciosa, a hanseníase afeta a pele e nervos, levando a sequelas irreversíveis e até a amputação de membros do corpo em casos avançados.
A doença também conhecida por lepra, quanto mais cedo for diagnosticada, mais rápida é a cura.  O tratamento  é disponibilizado de forma totalmente gratuita e exclusivo pelo sistema único de saúde em todas as unidades de saúde de nosso município.
Aos primeiros sintomas ou suspeita de Hanseniase procuro a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.
Atualmente em Porto Seguro, 80 pacientes são acompanhados pelo Programa Municipal da Hanseníase, 48 estão em tratamento, e 32 com sequelas da doença.
A equipe de referência atende também pessoas dos municípios circunvizinhos, o fluxograma do atendimento é organizado em acolhimento e triagem realizados pela enfermeira Liliana Zoche.
Na sequência, o paciente é encaminhado para consulta médica e em caso positivo o tratamento é iniciado imediatamente sendo inteiramente gratuito e assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).