Maio é o mês da primeira etapa da campanha contra febre aftosa

AGRICULTURA 04 , maio de 2023

A partir de segunda-feira (1º), até dia 31 de maio, a Bahia iniciou a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa 2023. Neste período, os rebanhos bovino e bubalino, de todas as idades, devem ser imunizados contra a doença.

A meta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é atingir 100% de cobertura vacinal, alcançando as R$ 12,5 milhões de cabeças que compõem o plantel no Estado. Na última etapa, em novembro de 2022, o índice chegou a 91,6%. A Adab lembra ainda a importância de o produtor fazer a geolocalização, que já envolveu 80% das 290 mil propriedades rurais com criação na Bahia.

Após a vacinação dos animais, o produtor deve fazer a declaração da vacinação. O procedimento pode ser realizado através do site da Adab, ou no escritório local da Agência, localizada na Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Seguro. É preciso apresentar a relação de bovinos e bubalinos nascidos, mortos e vacinados, discriminados por quantidade, sexo e idade, juntamente com a nota ou cupom fiscal de compra da vacina.