Motoristas da Secretaria de Saúde participam de capacitação

SAÚDE 30 , janeiro de 2023

Os motoristas das ambulâncias e demais veículos que atendem a Secretaria de Saúde de Porto Seguro participaram, nos dias 26 e 27 de janeiro, de uma capacitação com o tema “Aprender a Identificar Emoções”. Durante o treinamento foram utilizados vídeos, dinâmicas e informações sobre as atribuições, funções e rotina do setor; infrações e regra de trânsito; direitos e deveres; além de orientações sobre como aprender a identificar e lidar com as emoções. Durante o evento, os participantes tiveram também a oportunidade de compartilhar informações e sugestões para um melhor funcionamento do setor.

Durante o evento, a diretora do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho), Roberta Serra, falou sobre os serviços prestados aos servidores públicos, como fisioterapia, psicologia, educação física e terapias alternativas. Ao falar sobre o funcionamento do Setor de Transportes, o técnico administrativo, Paulo Tavares, destacou a importância dos condutores de veículos realizarem um trabalho com base em conhecimentos técnicos, mas também com gentiliza e atendimento humanizado aos pacientes, “que na maioria das vezes estão em situação delicada, necessitando de cuidados especiais.”

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, Conceição Julião, que organizou o encontro, considera fundamental o alinhamento de informações entre os motoristas recém-contratados e os mais antigos, para um melhor desempenho da função. Ela ressalta que eles desenvolvem um trabalho desafiador, lidando com uma rotina de muitos problemas de saúde. “Esses profissionais precisam de motivação para se reconhecerem no processo de trabalho e compreenderem a importância dessa atividade para a valorização da saúde em nosso município”, salienta.

Prefeitura de Porto Seguro