Movimento Maio Amarelo em Porto Seguro alcança resultados fantásticos

PORTRAN 26 , maio de 2023

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem o tema “No trânsito, escolha a vida” com o propósito de orientar e sensibilizar os motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.

Em Porto Seguro, a Prefeitura Municipal, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (Portran), aderiu ao movimento e promoveu importantes ações e distribuiu materiais sobre o tema. Foi realizado um ciclo de palestras em diversas instituições dos ensinos Médio e Fundamental, que impactaram mais de 3.100 estudantes. Já para os motoristas, foram feitas blitze educativas no Centro da cidade, em parceria com a Coelba, e no posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 367, em parceria com a PRF. Nessas abordagens os agentes de trânsito e policiais entregaram cartilhas aos motoristas com importantes orientações para um trânsito mais seguro para todos. Ah, e ainda aconteceu um minicurso para os agentes de trânsito.

Isso mesmo, quem ensina, fiscaliza e orienta também foi para o banco da escola aprender ainda mais! Na manhã desta quarta-feira, 24, encerrando as atividades do Maio Amarelo em Porto Seguro, aconteceu um minicurso da Coelba a 50 servidores da Portran, onde foram abordados os procedimentos que devem ser adotados em caso de ocorrências que envolvem energia elétrica. Uma ação muito importante da Portran em parceria com a companhia de eletricidade.

Entre os dias 08 e 22 de Maio, oito escolas de Porto Seguro, entre elas o IFBA (Instituto Federal da Bahia) e nos distritos de Trancoso e Arraial, além da Associação de Taxistas de Arraial d 'Ajuda, receberam palestras nos turnos da manhã, tarde e noite. Os agentes falaram sobre as sinalizações e significados, a importância de estar sempre atentos e respeitá-las. Teve até atividades com simulações interativas. Apesar das crianças e jovens ainda não terem idade para dirigir, eles são pedestres, futuros motoristas e, principalmente, são propagadores das informações para os pais, familiares e amigos.

"A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes. Tenha certeza que estamos fazendo a nossa parte e contamos que todos façam também", destaca o Prefeito Jânio Natal.