Mutirão contra a dengue descarta focos do mosquito em residências e pontos comerciais da comunidade de Mangabeira

SAÚDE 23 , fevereiro de 2024

A Prefeitura de Porto Seguro realizou, nesta quinta-feira, 22, um mutirão de prevenção na comunidade de Mangabeira.

A ação busca combater os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e evitar a propagação da doença na cidade.

Mais de 100 agentes comunitários visitaram os imóveis, levando orientações para a população a respeito das medidas de prevenção e ações para a destruição de possíveis criadouros dos mosquitos, transmissores da Zika, Dengue e Chikungunya.

Estamos em um período sazonal, época mais propícia para a reprodução dos mosquitos, a população deve ficar atenta ao que pode provocar a reprodução massiva do inseto.

São caixas d'água que devem estar vedadas com tela, pneus e garrafas não utilizados devem estar armazenados longe de local onde possa cair água da chuva, e diversas tarefas simples que podem bloquear a reprodução.

A população pode contribuir mantendo em dia a limpeza de calhas, as lixeiras bem tampadas, deixando as garrafas sempre viradas com a boca para baixo, tampar tonéis e caixas d’água, mantendo a limpeza de ralos, não deixando água acumulada e parada em nenhuma ocasião, além de encher os pratos de plantas com areia.

A Prefeitura está fazendo a sua parte e, com a participação da população, vamos vencer esta luta contra a dengue.