Nascem os primeiros filhotes de búfalas por inseminação de alta genética

AGRICULTURA 01 , agosto de 2023

O Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Sepap (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca) com a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores e Empreendedores Familiares do Brasil) começa a render os primeiros frutos. A bem sucedida inseminação em búfala leiteira resultou em nascimento de duas fêmeas gêmeas.

Através desse acordo, os pequenos produtores podem fazer parte do Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da bovinocultura brasileira, dispondo, gratuitamente dos benefícios de utilizar a inseminação de alta genética para melhorar a qualidade da produção de seus rebanhos leiteiros e de corte.  Os primeiros filhotes de búfalas nasceram na Fazenda Trevo dos Búfalas, que faz parte do programa.

“O Pecuária Brasil é um programa importante para promover a melhoria no desenvolvimento genético do rebanho, resultando em uma maior produção de carne e leite e animais de alta qualidade, melhorando assim as condições de vida de nossos produtores locais”, afirma o secretário de Agricultura, Eriosvaldo Renovato.

De acordo com o veterinário da Secretaria de Agricultura, Junior Fortunato, para ter acesso ao programa, sem qualquer custo, basta que os interessados procurem a Sepap. Segundo ele, a partir de um cronograma, é agendada a visita da veterinária responsável pela inseminação de sêmen de alta qualidade nos animais. O processo inclui ainda a colocação de implante, ultrassom e aplicação de hormônios.