Novembro Azul em Porto Seguro: Saúde masculina em foco no LACEN

SAÚDE 22 , novembro de 2023

No último sábado, 18, a Prefeitura de Porto Seguro promoveu uma ação especial em homenagem ao Novembro Azul, dedicado à saúde do homem e à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. A iniciativa ofereceu um atendimento exclusivo para homens, reunindo centenas de participantes das 08h às 13h no Laboratório Central (LACEN).

Durante o evento, os homens tiveram acesso a uma variedade de atividades voltadas para a promoção da saúde. Além do exame PSA, recomendado como parte da rotina para homens a partir de 40 anos, foram realizados testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, sessões de auriculoterapia e palestras informativas sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata.

É importante destacar que os exames de prevenção ao câncer de próstata são oferecidos durante todo o ano nas unidades de saúde do município. Durante a campanha do Novembro Azul, reforça-se a importância do exame de sangue PSA, que pode detectar alterações na próstata e deve ser realizado anualmente. Caso haja alguma alteração, os pacientes são encaminhados para avaliação com um urologista e solicitação de exames complementares.