Plano Municipal de Educação é avaliado em audiência pública

EDUCAÇÃO 19 , dezembro de 2022

Uma audiência pública realizada dia 16/12, na Câmara Municipal, reuniu diversos segmentos ligados à educação em Porto Seguro, para fazer o acompanhamento, monitoramento e avaliação do PME (Plano Municipal de Educação). O documento, com um período de vigência de 10 anos, iniciando em 2015 até 2025, é resultado de uma ampla discussão junto à comunidade. A partir daí foram estabelecidas metas a serem alcançadas referentes a aspectos como educação de tempo integral, conclusão da alfabetização na idade certa, índices do IDEB, universalização do ensino, acesso a creches, educação oferecida às populações indígenas, populações do campo, cuidado e salários dos professores, entre outros.

Para o supervisor pedagógico da Secretaria de Educação, Epaminondas Castro, o PME é o principal esteio, enquanto política pública. “Nesses 10 anos, este é o único momento em que nos reunimos para discutir o PME, um documento robusto, valoroso, um dos mais bem elaborados da Costa do Descobrimento. É o eixo norteador de toda a nossa prática”, disse o supervisor. Ele lamentou a ausência de vários setores e destacou a importância de uma ampla discussão sobre os avanços e retrocessos no setor. “Por pior que seja, a nossa única libertação ainda é a educação”, salientou, citando Roberto Freire.

O evento contou ainda com a presença da presidente do Fundeb, Mércia Passos; da presidente do Conselho Municipal de Educação, Luzia Fernandes; do coordenador dos trabalhos de avaliação, Ian Souza, além de professores, diretores, gestores e lideranças ligadas à educação no município. “A reunião pública é um momento importante, em que a gente se conecta e tem acesso a toda a todos aqueles que se interessam, discutem e entendem a importância da educação para todos”, comentou o coordenador Ian.

“A todo momento nós recebemos cobranças, mas em momentos como esse ainda faltam mais pessoas dispostas a ouvir e discutir esse diagnóstico, para sabermos em que pontos nós avançamos, onde estagnamos e onde retrocedemos em relação àquilo que nós colocamos como metas no PME”, completa Ian. Segundo ele, o PME trata das responsabilidades das escolas, dos professores e também dos gestores, daqueles que representam de maneira administrativa e também pedagógica a educação. “No geral a gente avalia que a audiência foi um sucesso, já que muitos envolvidos estavam ali. Precisamos agora estabelecer objetivos para caminharmos a partir daí, tendo sempre como foco a qualidade da educação”, resume.

Prefeitura de Porto Seguro