População em situação de rua receberá cuidados especiais

ASSISTÊNCIA SOCIAL 24 , agosto de 2022

Para marcar a passagem do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em 19/08, foi realizada em Porto Seguro uma ação em conjunto com a Rede de Atenção à Saúde, no Centro POP, importante local de referência para essa população carente. Nessa ação, foram ofertados atendimentos médicos, atendimentos de enfermagem, vacinação contra a COVID-19 e Influenza, além de testes rápidos e encaminhamentos para outros serviços, dando continuidade a seus devidos tratamentos.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua foi instituído em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, que desencadeou o início da mobilização de grupos em defesa dessa população. Considerada a maior chacina contra pessoas em situação de rua, durante o episódio, sete pessoas foram mortas e outras seis ficaram com seqüelas irreversíveis. A partir daí foi sendo articulado o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.

Em Porto Seguro, um expressivo número de pessoas nessa situação está recebendo atendimento em importantes necessidades sociais, de saúde e segurança, entre outras. Pensando nisso, está sendo criada pela Secretaria Municipal de Saúde a equipe de Consultório na Rua (ECR), que irá oferecer cuidados em uma perspectiva integral a essa população. O foco é a promoção da saúde, a prevenção de agravos e a redução de danos, trabalhando de forma itinerante e articulada com outros serviços e espaços da rede municipal de saúde.

Prefeitura de Porto Seguro