Porto Seguro abre suas portas para Encontro Território de Identidade Costa do Descobrimento

ASSISTÊNCIA SOCIAL 27 , maio de 2022

Porto Seguro, cidade polo, sedia o Encontro Território de Indenidade Costa do Descobrimento, através da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em ação junto ao governo do Estado, reunindo os municípios que compõem a região, nesta sexta-feira (27/5). A atividade contou com a presença de 26 representantes dos sete municípios, entre eles, Itabela, Eunápolis, Santa Cruz de Cabrália, Guaratinga, Itagimirim e Belmonte, além da anfitriã.

Este foi um importante momento para escuta qualificada e análise da situação na região após período no início do ano que passou por calamidade publica e emergência, em decorrência das fortes chuvas que assolaram, principalmente, os municípios da Costa do Descobrimento. Naquela ocasião, a Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social- SJDHDS, através da Superintendência de Assistência Social - SAS, representada pelas técnicas Angélica Santos é Elisângela Veiga, iniciaram um trabalho pensado pela Superintendente Leísa Mendes, frente ao cenário social dos municípios afetados pelas chuvas e com decreto de Calamidade Pública e Emergência, em novembro e dezembro de 2021 na Bahia.

Neste momento, a Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM, será a responsável para executar consultoria especializada, visando a oferta imediata de proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Essa contratação resultará na produção do diagnóstico situacional com caracterização Social dos municípios afetados; elaboração do Caderno de Orientações e Apoio Técnico sobre a atuação da assistência social em situações de calamidade pública e emergência; e a realização de capacitações e apoio técnico às equipes municipais e estadual da Bahia.

“Este momento é importante para reunirmos dados e sugestões para nos prepararmos para situações afins, afinal, são diretrizes bem pensadas traçando planos atuação em casos de calamidade e emergência que nos permite organizar ações a tempo de proteger vidas e salvar pertences das famílias em áreas de risco, bem como, fazer acompanhamentos dessas situações”, destaca o secretário de Assistência Social, João Portela, em nome do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal.