PORTO SEGURO ESTIMA NÚMEROS RECORDES DE TURISTAS DURANTE VERÃO

TURISMO 02 , dezembro de 2023

A alta temporada em Porto Seguro traz expectativas grandiosas para a indústria turística do município. O município se preparou para isso, com a realização de obras de infraestrutura, logística, revitalização de equipamentos, promoção do destino no país e no Mercosul e o planejamento para eventos de verão, além de ações conjuntas da gestão pública e trade em trabalho de marketing em feiras.

Ao longo do ano, o destino Porto Seguro se posicionou no topo dos mais procurados no Brasil e na América Latina. A taxa de ocupação hoteleira é apontada pela ABIH como uma das melhores, com índices entre 70, 90 e em datas de feriados prolongados chegando a 100%. Com reservas firmadas até Carnaval, o desempenho se mostra robusto e promissor para o verão.

Embora a data do verão seja entre 22 de dezembro a 20 de março, a cidade testemunha desde o fim de novembro um fluxo intenso de turistas, comparando com o montante dos períodos de maior pico registrados em anos anteriores.

Os atrativos como as praias preservadas, o tempo ensolarado, os pontos turísticos, a estrutura hoteleira de ponta, a facilidade de conexão aérea ao destino com um grande número de voos fretados e dedicados, além dos convencionais, são estímulos para que escolham Porto Seguro em viagens de férias e de verão, bem como, segmentações turísticas como esportiva, gastronômica, religiosa, rural e eventos festivos são mais motivos para atrair, cada vez mais, maior número de turistas.

Entre as festas programadas pela Prefeitura estão festival de verão, as celebrações de Réveillon, festas religiosas como de Iemanjá e São Bráz, ensaios e esquenta de Carnaval, o Carnaval Cultural e o prolongado, lavagem do Cajueiro, entre outras, inclusive, as particulares que lotam os clubes de praias da Orla Norte e Sul.

O público de Porto Seguro vai desde turistas das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste; região circunvizinha e a internacional, em sua maioria da Argentina, Paraguai, Uruguai, bem como, americanos e europeus demonstraram nas últimas temporadas a atração pelo destino.

De acordo com a Sinart, estão previstos 737 voos para o período de dezembro e 900 janeiro, totalizando em 260.000 desembarques; e serão 1.100 operações de pousos/ decolagens, chegando 4.500 passageiros no aeroporto Terravista, em Trancoso. Neste período, no Terminal Rodoviário a previsão é de 70.000 passageiros chegando. A estimativa do Portal do Turismo é que cheguem à cidade 1050 ônibus, micro-ônibus e vans com transporte coletivo com a média de 47 mil turistas, além de veículos próprios.

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, estima que meio milhão de pessoas venham ao destino neste verão, “gerando receita para economia da cidade que impacta a vida de todos os moradores, desde os centrais como dos bairros distantes”, aponta.