Porto Seguro firma parceria com o Programa Universidade para Todos

EDUCAÇÃO 26 , janeiro de 2023

O Programa Universidade para Todos – UPT – é um programa criado através do Decreto 20.004 de 21 de setembro de 2020, com o propósito de contribuir para a melhoria dos processos de aprendizagem e a capacitação dos estudantes da rede estadual para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. O programa conta com as parcerias de universidades públicas (UNEB, UESC, UEFS, UESB E UFRB) e também da Prefeitura de Porto Seguro, através das secretarias municipais de Educação – SEDUC – e de Assistência Social.

O UPT tem como objetivo principal o aperfeiçoamento dos conhecimentos da educação básica, adquiridos pelos discentes da rede pública de ensino, tendo em vista a elevação dos indicadores de aprovação no processo seletivo vestibular, no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem - e de outras formas de ingresso no ensino superior. Além disso, a ampliação das opções de acesso dos estudantes aos conteúdos que estão relacionados a esses processos de admissão na universidade; a iniciação à docência aos estudantes universitários e o fortalecimento da política de permanência desses estudantes são metas a serem alcançadas pelo UPT.

O coordenador técnico da EJAI, Josenilson Santos; o supervisor pedagógico da SEDUC, Epaminondas Castro; o diretor do Departamento de Ciências Humanas e de Tecnologias – DCH - da UNEB, Wilson Araújo, e o gestor do pólo UPT, Darlan Ferreira (UNEB), firmaram o acordo de parceria do município com o programa.

De acordo com o coordenador técnico da Educação de Jovens e Adultos – EJAI – da SEDUC, Josenilson de Jesus Santos, o município abraçou a iniciativa de contribuir para o êxito dos estudantes egressos da rede municipal no ensino superior, fornecendo estrutura física, transporte e merenda escolar, enquanto a Universidade do Estado da Bahia – UNEB- ficou responsável pelo suporte técnico e pedagógico na execução do programa. “Disponibilizamos o transporte para conduzir a coordenação da UNEB, de Eunápolis, em visita ao pólo em Porto Seguro”, complementando que foram oferecidas 50 vagas para a participação do UPT em Porto Seguro em 2022 e que a meta é ampliar para 100 vagas em 2023. “O programa é voltado para o aluno do ensino médio. Como esses alunos são, em boa parte, oriundos da nossa rede, enxergamos o UPT como uma oportunidade para esses estudantes aprimorarem os seus conhecimentos, aumentando as suas chances de aprovação no Enem e em outros processos de admissão em instituições de ensino superior”.

Jovens discentes participantes do programa numa das atividades desenvolvidas

Josenilson enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pela SEDUC na concretização dessa parceria. “O nosso supervisor pedagógico, Epaminondas Castro, fez o contato com a UNEB, manifestando o interesse do município no programa. Num primeiro momento, cedemos o espaço do Colégio Municipal para atender os alunos do Arraial d´Ajuda, da Orla Norte e dos bairros. Posteriormente, passamos a utilizar o espaço do Colégio Paulo Souto, no Baianão”, informando que também foi formada uma turma na Aldeia Indígena Boca da Mata.

Perfil dos participantes do programa

Podem se inscrever no programa e concorrer a uma vaga no UPT os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; os que foram matriculados no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao ensino médio estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes e ainda os estudantes egressos do ensino médio estadual ou municipal do Estado da Bahia;

O que o programa oferece?

O programa oferece aulas presenciais nos polos (da capital e do interior), com atividades síncronas e assíncronas; realização de simulados; aulões por área do conhecimento; Giro das Profissões: coletânea de vídeos com profissionais das diversas áreas, falando sobre o curso, o mercado de trabalho e as atividades da profissão escolhida pelo estudante, entre outros recursos pedagógicos.

Mais informações estão disponíveis através do endereço www.educacao.ba.gov.br, no Fale Conosco 0800 285 8000 ou pelo e-mail: upt@educacao.ba.gov.br