Porto Seguro fortalece ações de combate à dengue

SAÚDE 11 , agosto de 2022

Um verdadeiro exército de combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, zica e Chikungunya - tem trabalhado para prevenir e combater a proliferação das doenças na sede, bairros e distritos de Porto Seguro. Uma das primeiras providências da Prefeitura Municipal nesse sentido foi a contratação, este ano, de mais 134 novos agentes de endemias, ampliando para 251 o número de técnicos que atuam nessa área, garantindo a cobertura de todo o município.

De acordo com o diretor de Vigilância de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, Freud Vicente, entre as ações para proteger a população, além da coleta de larvas, combate direto aos focos e utilização do fumacê, está sendo desenvolvida ainda a Educação Popular em Saúde (EPS), com orientação nas escolas e feiras. Outro trabalho inovador é o geoprocessamento dos locais onde são identificados focos do mosquito, com bloqueio das áreas vizinhas às residências onde há contaminação.

“É um trabalho de formiguinha e contamos com o apoio da população nessa batalha contra o mosquito, principalmente cuidando de suas próprias residências, contribuindo na eliminação da água parada”, alerta. Ele lembra que os hospitais estão preparados para o atendimentos da população e os laboratórios equipados para a realização dos exames. Freud alerta ainda que no caso do surgimento de sintomas como dor de cabeça e dores no corpo, o paciente procure o posto de saúde mais próximo de sua residência e não tome medicação sem receita médica.

No 05 de agosto, dia D de combate à dengue, foi realizado um grande mutirão, com faxinaço, reforço na limpeza de terrenos e eliminação de focos, entrega de sacos de lixo e fumacê, no período da noite. “Estamos nos juntando a esse grande mutirão para vencer esse mosquito. E contamos com o apoio de toda a população”, salienta o diretor da Vigilância.

Prefeitura de Porto Seguro