Porto Seguro inicia vacinação da 5ª dose contra a Covid-19

SAÚDE 05 , dezembro de 2022

Foi iniciada em Porto Seguro, na sexta-feira, 02/12, a vacinação da 5ª dose contra a Covid-19, iniciando para pessoas com comorbidades, acima de 50 anos. A vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde do município, de acordo com o envio das doses pelo Governo da Bahia.

Outra novidade, é a disponibilização, pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da vacina Baby, destinada às crianças com 6 meses de idade, até 2 anos 11 meses e 29 dias. Para os bebês, a prioridade também será para os com comorbidades, apresentando laudo médico e acompanhados pelos pais ou responsáveis. As doses já estão sendo distribuídas para todas as unidades.

De acordo com a Superintendência da Vigilância em Saúde, estudos indicam que a vacina reduz significativamente os riscos de contaminação e de agravamento da doença, em casos de contágio. Segundo ela, 133 mil pessoas já tomaram a 1ª dose da vacina contra o Coronavírus e 105 mil, a 2ª. Números que vão se reduzindo em relação à 3ª e 4ª doses.

A superintendente informa ainda que todas as doses do imunizante estão disponíveis nos postos de saúde onde existem salas de vacina. Equipes itinerantes também se deslocam para distritos, povoados e assentamentos, permitindo que toda a população tenha acesso ao imunizante. Em caso de surgirem os sintomas, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, já que todas estão abastecidas com os testes.