Prefeitura promove 1º Encontro de Inclusão e Pertencimento

EDUCAÇÃO 21 , setembro de 2023

Nesta quinta-feira, 21/09, data que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Porto Seguro promoveu o 1º Encontro de Inclusão e Pertencimento, que reuniu centenas de pessoas no auditório lotado do Hotel Eco Bahia, na Cidade Histórica.

Na programação, muitas homenagens, apresentações e participações de pessoas que lutam diariamente para provar que nenhuma limitação atrapalha a vida, buscando uma sociedade mais inclusiva, com respeito e dignidade para os deficientes.

Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento contou com a presença do Prefeito Jânio Natal; Vice-Prefeito Paulinho Toa Toa; secretários municipais de Assistência Social, Lívia Bittencourt; Educação, Dilza Reis; Mobilidade, Valter Serpa; diretora do Ceame, Déa Araújo; presidente da APAE, Carmen Nunes; presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Claudinei da Silva Santos (Kal); representante do Instituto do Bem de Assistência à Pessoa com Deficiência, Jorge Geraldo dos Saltos; capitã Juliana e o cantor David, representante das pessoas com deficiência.

Em um momento de reflexão, o Prefeito destacou a importância do respeito, amor ao próximo e união. “Nossa administração prioriza as políticas públicas para as pessoas com deficiência, criamos a Superintendência de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, oferecemos atendimento especializado na Educação, Saúde e Assistência Social, além de Obras para acessibilidade com construção de rampas e piso tátil em diversas localidades”, afirmou o gestor municipal.

A secretária Lívia Bittencourt informou uma grande conquista para as pessoas com deficiência na cidade, que será o cordão girassol com um QR Code, evitando que seja necessário carregar o laudo da deficiência, além do passe livre no transporte público. “Agradeço toda minha equipe pelo excelente trabalho e seguiremos trabalhando por uma sociedade mais inclusiva”, afirmou.

Já o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e superintendente, Claudinei da Silva Santos (Kal), informou que Porto Seguro conta com mais de 34 mil pessoas com alguma deficiência e que finalmente a administração municipal criou um departamento específico para isso. “Hoje temos espaço, voz e muito orgulho de estar trabalhando ao lado de uma gestão tão humana”, finalizou.