Professores da Rede Municipal terão curso gratuito de pós-graduação

EDUCAÇÃO 09 , maio de 2022

A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, acaba de celebrar um convênio com a Uneb (Universidade do Estado da Bahia), através do qual os professores da Rede Municipal de ensino terão a oportunidade inédita de ter acesso gratuito a cursos de pós-graduação. Todos os professores, para os quais já foram ofertados também cursos de graduação, poderão concorrer a uma das 180 vagas, nas áreas de Educação Especial Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos e Educação Escolar Indígena. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria de Educação, Luzia Batista, as aulas serão ministradas sem prejudicar a presença do professor em sala de aula.

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 20/05 a 17/06, para educadores que já concluíram uma graduação e poderão ser feitas de forma online, através do site www.pgdeb.uneb.br. “Esta é uma grande oportunidade para os professores que não possuem especialização ou para aqueles que desejam se aprimorar. O professor deve ser um eterno pesquisador, porque somos formadores de pensamentos de seres humanos, e estes precisam atuar de forma crítica e consciente na sociedade. Quando o educador pesquisa e leva temáticas novas para a sala de aula, ele está inserindo o aluno na sociedade como ser pensante”, afirma Luzia.

A secretária de Educação, Dilza Reis, lembra que o curso é totalmente gratuito para os professores, com toda a logística e os custos subsidiados pela Prefeitura. Ela destaca que o prefeito Jânio Natal é um grande incentivador da educação, sempre criando projetos para inserir cada vez mais pessoas no mundo do conhecimento. “Através dessa formação, estaremos criando mais ferramentas para potencializar o ensino em sala de aula, contribuindo inclusive para melhorar os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”. Dilza ressalta a importância de interagir e aproveitar, através de convênios, o potencial das diversas universidades existentes na região. “Tudo acaba convergindo para o nosso principal objetivo, que é o aprendizado e o melhor desempenho de nossos alunos em sala de aula”.

Secom – Prefeitura de Porto Seguro