Projeto Crescer Sem Violência capacita profissionais para a prevenção e o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

ASSISTÊNCIA SOCIAL 10 , maio de 2023

Com a proposta de aprofundar aspectos ligados ao fenômeno das diversas formas de violência contra a infância e a adolescência, sobretudo a prevenção e o enfrentamento à violência sexual, o Projeto Crescer Sem Violência está sendo implementado em Porto Seguro. O projeto consiste numa iniciativa da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Como parte do projeto, será oferecido um curso de formação, com carga horária de 16 horas de forma presencial e quatro horas online (assíncronas) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O público-alvo prioritário é composto por profissionais da Educação, da Assistência Social, da Saúde, conselheiros tutelares, membros dos conselhos de direitos e demais pessoas engajadas no Sistema de Garantia de Direitos. Serão duas turmas, com 70 participantes cada. A primeira turma acontecerá nos dias 11 e 12/05, no Hotel Solar do Imperador, e, ao final do curso, os inscritos receberão certificação de 20 horas/aula.

Os participantes serão definidos por cada uma das secretarias envolvidas, os quais deverão realizar sua inscrição através do link do Google forms.

Rede de Proteção do Sistema de Garantia de Direitos

De acordo com a superintendente de Ensino e Apoio Pedagógico da SEDUC, Erika Magnavita, a vinda do projeto para Porto Seguro ocorreu devido a uma solicitação feita pela SEDUC, na forma de uma Carta de Intenção, sendo o município contemplado com essas duas turmas. “Dividimos as turmas entre as secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social. Também atuamos na mobilização das pessoas que compõem a rede de proteção do Sistema de Garantia de Direitos, que também envolve os conselhos Tutelar, Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Juventude e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, além da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia Territorial de Polícia Civil”, explicou.

Mais informações pelo link https://www.futura.org.br/projetos/crescersemviolencia/