Projeto traz mais visibilidade para agricultura familiar

AGRICULTURA 22 , fevereiro de 2022

A produção agrícola de Porto Seguro e região ganha mais um importante incentivo através do projeto “Vitrine da Agricultura Familiar”, que tem como objetivo dar visibilidade local e nacional aos produtos da agricultura familiar. Para a implantação das metas do projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da SEPAP (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca de Porto Seguro), têm sido realizadas diversas reuniões com lideranças e associações de produtores do município.

No dia 18/02, foi realizado um encontro e visita técnica com os produtores da Acaufe (Associação Comunitária de Agricultores União e Força), viabilizado pela presidente Hortência Cancela. Participaram ainda os agricultores Silvaldo José dos Santos, Edvaldo dos Santos, Wellington Rego e demais associados. Foi realizado então um registro fotográfico e de georreferência, para o cadastramento dos produtos no site Vitrine e início do processo para aquisição do Selo Nacional da Agricultura Familiar – SENAF.

De acordo com o secretário Eriosvaldo Renovato, foi constatado, por exemplo, um grande potencial de produção de diversas horticulturas na propriedade do Seu Edvaldo no Sítio Vitória, que produz especialmente cacau, cupuaçu, côco, peixes, com processo de beneficiamento dessa produção no local também. “É importante salientar que jovens agricultores desta e outras associações serão capacitados pela SEPAP. Além disso, tanto os agricultores quanto seus produtos serão cadastrados  na plataforma do Projeto Vitrine”, informa.

No dia 11/02, a reunião e visita técnica para tratar do projeto foi realizada com os produtores da Associação de Horticultura de Vera Cruz. O encontro contou com a presença do presidente Gilson Alves da Silveira e demais associados, que também participaram do registro fotográfico e de georreferência. “Estamos trabalhando para que através desse projeto, a agricultura familiar do nosso município tenha mais visibilidade e mais geração de emprego e renda. Do mesmo modo, nos demais assentamentos e onde houver produtor da agricultura familiar, estaremos promovendo a capacitação de jovens agricultores para o cadastramento e inclusão no projeto”, enfatiza o secretário.

Secom – Prefeitura de Porto Seguro