Secretaria de Saúde promove Curso de Formação em Auriculoterapia

SAÚDE 23 , fevereiro de 2024

A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta quarta-feira, 21, a 2ª turma de capacitação em Auriculoterapia para 50 profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária.

Ministrado pela Drª Adriana Andrade e a Pedagoga Odete Rocha, a capacitação tem carga horária de 120 horas, sendo 80 horas com Introdução às Práticas Integrativas e Complementares: Medicina Tradicional Chinesa pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) que é uma plataforma do Ministério da Saúde, de Educação à Distância que oferece cursos de qualificação e atualização para os trabalhadores e profissionais de Saúde, e 40 horas de prática, para que um número maior de profissionais possa utilizar essa abordagem terapêutica na assistência aos pacientes nas UBS’s.

Implantada no município em 2020, a auriculoterapia compõe a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde.

“A Auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, onde são mapeados mais de 200 pontos auriculares, os quais são utilizados para diagnóstico e tratamento de patologias que atuam no âmbito físico, mental e emocional para enfermidades agudas e crônicas.” Explica a drª Adriana Andrade.

Atualmente, a Prefeitura de Porto Seguro disponibiliza um ambulatório no Centro de Fisioterapia que conta com profissionais capacitados para realização dessas práticas.