SEMANA DO LIXO ZERO: OFICINA DE COMPOSTAGEM É REALIZADA EM PORTO SEGURO

MEIO AMBIENTE 30 , outubro de 2023

Como parte das celebrações da 'Semana Municipal do Lixo Zero', a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (SEMAC), de Porto Seguro, apoiou uma oficina de formação na última quinta-feira, 26, voltada para professores do município.

O objetivo principal foi disseminar a importância da reciclagem de compostos orgânicos. Os resíduos orgânicos representam mais de 50% do volume total de resíduos urbanos gerados no Brasil, uma estatística que evidencia a necessidade de abordar estratégias de redução de resíduos e incentivar a prática da reciclagem. A compostagem se destaca como uma solução sustentável para transformar resíduos orgânicos em adubos naturais para uso na agricultura.

A oficina foi conduzida pela professora Lenir Abreu, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que é responsável pelo projeto PS Composta, sediado no Mercado Municipal. A professora compartilhou seu conhecimento e experiência na área de compostagem, destacando as práticas e os benefícios associados a esse processo e seu potencial impacto na redução de resíduos orgânicos.

A 'Semana Municipal do Lixo Zero' representa um esforço da SEMAC para promover a conscientização e ações em prol da redução de resíduos e da adoção de práticas ambientalmente sustentáveis. A oficina de compostagem é apenas uma das várias iniciativas planejadas para envolver a comunidade local e promover um futuro mais limpo e ecológico.