Seminários traçam novos caminhos para a Educação em Porto Seguro

EDUCAÇÃO 25 , agosto de 2022

Uma avaliação completa dos processos que envolvem a educação pública no município de Porto Seguro e o planejamento de estratégias para a conquista de melhores resultados estão entre as metas dos Seminários em Educação, com o tema “Movimente-se! Educação: entre saberes e fazeres”. A série de eventos foi aberta oficialmente pela secretária de Educação Dilza Reis, dia 23/08, no Porto Seguro Eco Bahia Hotel, sob a coordenação do supervisor pedagógico, Epaminondas Castro e com a participação de diretores, vices e coordenadores.

“Nesse primeiro momento, tratamos de duas ferramentas gigantes na Educação. Uma é o PME (Plano Municipal de Educação) e a outra é o PPP (Projeto Político Pedagógico). Estamos agora acompanhando, monitorando e avaliando se nossas metas estão sendo cumpridas e criando estratégias para alcançarmos melhores resultados”, afirma a secretária Dilza. O PME (Plano Municipal de Educação) foi criado com base no Plano Nacional de Educação, com vigência de 10 anos, finalizando em 2024.

Durante o primeiro seminário foi apresentado aos participantes o conjunto de ações e estratégias que vêm sendo construídas, implementadas e consolidadas nos últimos meses, quando diminuíram os impactos da pandemia. “Foi uma oportunidade para falarmos da saudade que estávamos dessa proximidade, desse encontro, desse abraço, porque a distância imposta pela pandemia trouxe muitos efeitos práticos e também emocionais. Foi um momento importante, rico em conhecimento, que demonstrou muito comprometimento de todos com a educação em nosso município”, avaliou a secretária.

A série de seminários prossegue com um novo encontro no dia 30/08, com os temas “Itinerários, mapas e percursos para equidade na Educação; Sistema Municipal de Ensino, Plano Estratégico de Gestão; Diagnósticos, Indicadores e Metas: e daí, qual a importância disso?” No dia 13/09, tem início o momento voltado para os professores, inspetores, gestores e coordenadores, discutindo o tema “Itinerâncias: ruptura enquanto estratégia para ressignificar processos diagnósticos e intervenções”.

Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de Porto Seguro