Servidores municipais participam de capacitação sobre gripe aviária

AGRICULTURA 13 , julho de 2023

Diante do cenário atual de emergência zoossanitária para Influenza Aviária por H5N1 no País, e dos recentes focos nos municípios de Caravelas, Prado, Alcobaça e Porto Seguro, técnicos das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura desses municípios, além de Cabrália e Belmonte, participaram de capacitação sobre o tema, realizada dia 11/07, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Seguro.

A capacitação sobre “Biossegurança e Proteção Individual em Serviço” foi ministrada pela médica veterinária Luciana Bahiense, da DIVEP (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), ligada à SESAB (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia). O objetivo é reduzir a exposição durante resgates e deslocamentos de aves silvestres, assim como alinhar as atividades relacionadas à vigilância de epizootias e colheita de amostras com vistas à Influenza Aviária.

“Como essa situação diante do vírus é nova, queremos evitar a exposição desnecessária das pessoas. Nosso objetivo é que as diversas áreas se complementem para fortalecer a vigilância. É importante também ter controle dos possíveis riscos, evitando pânico entre a população a partir da disseminação de informações corretas, para que todos colaborem em suas respectivas áreas, inclusive a população”, salienta a veterinária.

A capacitação sobre vigilância de aves silvestres no contexto da gripe aviária foi resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Bahia; Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Agricultura; Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia).