Sistema Agrofloresta Sucessional Biodiversos chegará à comunidade Pataxó

TURISMO 08 , junho de 2022

Sustentabilidade é foco de um curso promovido entre Instituto Pataxó, financiado pelo Programa das Nações Unidas (Pnud) e Funai, apoiado pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Causa Animal, Turismo e a de Assistência Social / Superintendência Indígena da Orla Norte de Porto Seguro.

O objetivo é capacitar jovens indígenas, representando uma média de 13 aldeias Pataxó, a partir de aulas e treinamentos, do dia 13 a 17 de junho, na Reserva da Jaqueira, sobre agrofloresta, preservação ambiental, bem como, revitalizar e fortalecer os princípios e valores da agricultura ancestral indígena com a prática agroflorestal, conciliando produção de alimentos e preservação.

“Além do aprendizado para a juventude acerca da agrofloresta, daremos continuidade etnocultural da sustentabilidade do povo Pataxó, que é o carro chefe da unificação da celebração dos povos indígenas e manutenção da fauna e flora, sem contar que, onde habita indígena ainda existe floresta”, destaca o superintendente Indígena da Orla Norte, Cacique Fred Pataxó. “O curso é um reforço à visão sustentável da comunidade indígena Pataxó de Porto Seguro, trazendo técnicas para que este trabalho seja cada vez mais respeitado”, destaca o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa, sobre o empenho da gestão do prefeito, Jânio Natal, na valorização da cultura ancestral indígena Pataxó, após reunião com a comissão, realizada na terça-feira (7/6).